Especialidade da medicina que lida com o trato urinário de homens e mulheres, além do sistema reprodutor masculino. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).
AcessarMétodo diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. Por meio de uma ultrassonografia com doppler, o médico é capaz de ver o fluxo sanguíneo nos principais vasos. Fornece o diagnóstico de imagens que complementa o obtido com raios-X, medicina nuclear e ressonância magnética. O ultrassom não fornece a qualidade de imagem desses outros métodos, e é suscetível a artefatos, mas possui grandes vantagens em relação aos demais exames radiológicos, como o fato de não submeter o paciente a um campo magnético que, quando intenso e a longo prazo, pode afetar o corpo.
AcessarA medicina intensiva pediátrica é uma especialidade da pediatria, regulamentada de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina. O intensivista pediátrico lida com as crianças não recém-nascidas que estejam com doenças críticas.
AcessarPresta suporte avançado de vida a pacientes com problema agudo de alguma função vital. A medicina intensiva é uma especialidade médica dedicada ao suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico, que geralmente necessitam de um acompanhamento monitorado.
AcessarSe dedica ao tratamento da dor aguda, crônica e das síndromes dolorosas mais frequentes. É uma subespecialização para a qual é necessário ser especialista em acupuntura, anestesiologia, clínica médica, medicina física e reabilitação, neurocirurgia, neurologia, ortopedia ou reumatologia.
AcessarReumatologia é a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos. Essas patologias são muitas vezes designadas de doenças reumáticas. Reumatismo é o termo genérico usado para designar de forma mais comum este grupo de doenças. O reumatologista é o médico especializado nesta área do conhecimento.
Acessar